A importância do Dia Mundial do Trabalho
Hoje é um dia de enaltecer os trabalhadores que há muito tempo lutam e reivindicam melhorias nas condições de trabalho. Desde o século XIX, com a Revolução Industrial, muita coisa mudou em suas vidas a partir de muita luta e sofrimento, que hoje, dia 1º de maio, são relembrados. E para mostrar a grandiosidade dessas pessoas que lutaram e perderam suas vidas na defesa de nossos direitos é que vamos dedicar esse espaço para contar o porque dia 1º de maio é comemorado o Dia Mundial do Trabalho.
A grande mudança
No século XIX houve a Revolução Industrial, onde foi desenvolvido uma nova forma de se trabalhar e produzir coisas em grande escala, com uniformidade e com mais rapidez. Mas, como toda revolução, tem seu lado positivo e negativo. O que parecia ser fantástico para as empresas e o mercado, passou a ser um enorme fardo para os trabalhadores dessas empresas. Jornadas de trabalho excessivas, más condições de trabalho foram alguns dos problemas que sucederam a Revolução Industrial.
A revolta
No dia 1º de maio de 1886 iniciou-se uma greve geral que paralisou o parque industrial de Chicago, nos Estados Unidos, o que ficou conhecido como Revolta de Haymarket, que reivindicava a redução da jornada de trabalha diária de 13 para 8 horas.
Dois dias depois uma bomba foi lançada no local da manifestação atingindo e matando oito pessoas. Com isso a polícia abriu fogo contra os manifestantes aumentando ainda mais o número de feridos e mortos.
Oito militantes anarquistas foram acusados de terem lançado a bomba mesmo sem qualquer evidência de que foram eles. Após serem presos, um dos acusados se suicidou e os outros foram soltos apenas 7 anos depois, em 1893, por terem sido considerados inocentes.
A homenagem
A central sindical Segunda Internacional se reuniu em Paris no dia 20 de junho de 1889 e proclamou que o dia 1º de maio seria comemorado o Dia Mundial do Trabalho, simbolizando a luta por condições mais dignas de trabalho. Outra manifestação de trabalhadores acabou em mortes no norte da França bem no dia 1º de maio de 1891, o que reforçou ainda mais a data.
Foi apenas em 1919 que a França aderiu o dia 1º de maio como feriado nacional e posteriormente outras nações, sendo uma data marcada por manifestações e homenagens a todos os trabalhadores.
No Brasil
O presidente Artur Bernardes instituiu no Brasil o Dia do Trabalhador no ano de 1925 e a partir de então o dia 1º de maio foi marcado por diversas conquistas trabalhistas, como em 1940 o então Presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, em 1941 foi criada a Justiça do Trabalho e em 1943 foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), reunindo todos os direitos dos trabalhadores brasileiros.
É fato de que em todos esses anos de lutas que se passaram os trabalhadores conquistaram muitos direitos, mas ainda têm um longo caminho pela frente. Ainda encontramos pessoas em condições precárias de trabalho, análogas a escravidão e muitas outras situações que precisam ser mudadas.
Conhecendo toda essa história é que nós do Instituto Paiaguás valorizamos muito nossos trabalhadores que constroem as vitórias de nossa instituição a cada dia, e é a eles que desejamos com todo carinho e admiração um feliz Dia Mundial do Trabalho, que para nós, não é apenas hoje e sim todos os dias.