A união dos povos em um novo recomeço
Dia 1º de Janeiro
Hoje, primeiro dia do ano de 2019, início de um novo recomeço, cheio de esperanças, sonhos e força de vontade. É o momento onde repassamos tudo o que aconteceu no ano anterior de bom e de ruim, e cravamos em nossa mente que nesse ano que começa, tudo será diferente. Mas por que exatamente nessa data temos a nítida impressão que tudo será diferente?
E assim começa o ano
A chegada do Ano Novo está presente em diversas culturas, nem sempre sendo na mesma data, mas o significado de recomeço é universal. Começar um ano novo é como ter um livro em branco onde as pessoas podem escrever uma história diferente, mudar experiências tristes para felizes, realizar sonhos, ter a esperança de viver em um mundo melhor. Esse sentimento de renovação traz consigo uma sensação de tranquilidade, de paz, de amor ao próximo, traz consigo o valor da comunhão entre os povos.
O Dia da Confraternização Universal
Pensando nesse sentimento gerado pelo início de cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia primeiro do ano do calendário cristão, como o Dia da Confraternização Universal. Essa data foi escolhida para promover entre os povos o sentimento de paz e fraternidade, afinal de contas, para se escrever uma história nova, cheias de esperanças e felicidade, com menos erros e episódios tristes, precisamos nos unir para transformar o mundo e a realidade onde vivemos em um lugar melhor. Esses sentimentos de solidariedade e motivação estão presentes na renovação de cada ano em todos os povos.
A Igreja Católica também se manifesta
Esse sentimento de união e humanidade é tão significativo nessa época, que em 1968, o Papa Paulo VI, escreveu uma mensagem sugerindo que o dia primeiro de cada ano também fosse comemorado o Dia Mundial da Paz, saindo das comemorações religiosas e atingindo toda a humanidade, independente de raça, cor ou credo.
O nosso papel
Um sentimento tão forte como esse, não tem como passar desapercebido. Então é hora de aproveitarmos esse banho cheio de energias de felicidade, amor, paz e renovação, para iniciarmos um o ano com novos pensamentos, esperançosos, com bastante perseverança e força de vontade, para juntos, com nossos familiares, amigos, vizinhos e todas as pessoas do nosso convívio, possamos construir um mundo mais feliz, menos violento, com mais tolerância e amor.
Esse é o desejo do instituto Paiaguás para esse ano de 2019. Vamos fazer do nosso trabalho uma semente para promover um mundo melhor, mais feliz, rico e sábio. Um excelente e próspero ano novo para todos os nosso amigos, colaboradores e leitores, que nesse ano que começa possamos juntos deixar um legado melhor do que dos anos anteriores.