project-slider-image

Como surgiram os Hospitais?

Hoje é comemorado o dia do Hospital, instituição de extrema importância e necessidade no cotidiano de uma sociedade, mas como será que surgiram os hospitais?  

 

 O significado da palavra hospital

A palavra Hospital é de origem relativamente nova e tem raiz latina Hospitalis que vem de hospes que significa hóspedes, pois nos primórdios dos hospitais, eles eram casas de caridade, em sua grande maioria ligada a alguma religião, que recebiam peregrinos, menos favorecidos e enfermos.

 

Como surgiu?

Os hospitais surgiram muito antes do Cristianismo, mas foi com ele que tomou um grande impulso ganhando novos horizontes no assistencialismo. No princípio apenas as pessoas pobres que usavam os hospitais, que em seu início serviam mais para dar comida, teto, uma cama e cuidados para pessoas que não possuíam nenhum recurso. As pessoas mais abastadas, quando enfermas, se tratavam em casa, até mesmo pariam em casa e no final de suas vidas, terminavam em seus próprios leitos rodeados de familiares.

Com o passar dos anos a medicina e a tecnologia foram avançando e com isso novos tratamentos foram desenvolvidos e aperfeiçoados, obrigando os hospitais a se organizarem administrativa e economicamente, pois as pessoas começaram a procura-los cada vez mais, já que os tratamentos de determinadas enfermidades não eram mais possíveis de ocorrer em casas e a cada dia que passava, as pessoas iam tomando conhecimento de seus direitos, como acesso à prevenção e ao tratamento de doenças, o que levou a uma grande transformação nessas instituições, deixando de ser responsabilidade de instituições religiosas, para ser responsabilidade do governo.

 

Os hospitais de hoje

Hoje os hospitais possuem um papel muito diferente daquele de seus primórdios. Além de tratar enfermidades assistindo aos pacientes, ele tem o papel de pesquisar para adquirir novos conhecimentos para o avanço dos tratamentos, o de educar a população para a prevenção de doenças estimulando as pessoas a cuidarem melhor da saúde, manter sempre seus profissionais e estrutura atualizados para garantir eficiência em seus serviços e o principal, que é se aproximar da comunidade onde está localizado para promover a saúde da população do seu entorno, afinal, uma população bem informada, diminui o número de enfermos, colaborando com o funcionamento do mesmo.

 

É por entender a importância dos hospitais para a nossa população e todo o seu potencial à ser desenvolvido, que o Instituto Paiaguás dedica seu tempo e seus profissionais para melhorar sua gestão e entregar para a população um serviço de qualidade e humanizado.