project-slider-image

Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo

Hoje, dia 18 de fevereiro, é o celebrado o Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está na liderança da América Latina na lista dos países que mais consomem bebidas alcoólicas, estando acima da média mundial.

 

O Brasil

O que leva o Brasil a ter estes números tão altos é que o consumo de bebidas alcoólicas é considerado um hábito normal da população brasileira e não um problema social. O grande desafio é mudar essa visão equivocada sobre o consumo de bebidas alcoólicas e fazer com que as pessoas percebam o risco do consumo demasiado para a saúde.

 

O risco

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata milhões de pessoas no mundo a cada ano, além de provocar mais de 200 tipos de doenças como a cirrose hepática, câncer, trombose e até demência. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o alcoolismo está relacionado a 2-4% as mortes por câncer.

 

Por que consumimos?

De acordo com estudos do Centro de Educação Médica Wake Forest School of Medicine, nos Estados Unidos, o álcool tem um efeito no organismo de antidepressivo de ação rápida, o que leva muitas pessoas que sofrem de depressão a consumi-lo com frequência. Ao invés de procurar um tratamento ou modificar estilos de vida, as pessoas estão cada vez mais recorrendo ao álcool na hora em que precisam relaxar ou fugir de algum problema.

 

Tratamento

O alcoolismo precisa ser encarado como um problema e as pessoas que cometem esses excessos devem recorrer a ajuda. Por ser algo considerado normal em nossa sociedade, muitas pessoas que sofrem com esse mal não têm consciência do que está acontecendo e precisam da ajuda de um terceiro para ter a percepção de que algo está muito errado.  

 

Se você tem algum amigo ou alguém na família que sofre com esse problema, não hesite em buscar ajuda. Procure os Alcoólicos Anônimos mais próximo e peça orientações. O alcoolismo é um problema sério e o quanto antes uma ação for tomada, mais uma vida será salva.