project-slider-image

Ser Mãe

Quando crianças somos extremamente dependente delas, na adolescência queremos distância, na fase adulta acreditamos que elas estão desatualizadas, mas é depois de nos tornarmos pais que entendemos o quanto elas são e sempre foram sábias. É assim que começamos nossa homenagem a esse personagem tão precioso em nossas vidas.

 

O desafio

Ser mãe é um verdadeiro desafio. Certa vez uma grávida e mãe de segunda viagem disse que ser mãe beira a insanidade, mas se pararmos para pensar melhor, é praticamente isso, ainda mais nos dias de hoje em que as mulheres além de mães são profissionais e muitas vezes encaram duras jornadas de trabalho durante o dia e a noite cuidam da casa, do marido e dos filhos. É de se pensar como é que conseguem arrumar tempo para tudo!

 

Os medos

Sem contar a insegurança de ser responsável por uma ou algumas vidas. Muita responsabilidade né? Perceber quando estão doentes, com fome, acompanhar as tarefas da escola, ajudar a vencer os desafios da vida como tomar banho, nova escola e amigos, repreender quando fazem algo errado e elogiar em atitudes corretas, ensinar o que significa a palavra “não”, isso tudo aguentando o chefe cobrando trabalho, o marido atenção e a casa de cabeça pra baixo.       

 

O sofrimento

Com o passar dos anos as mães vão vendo aquele bebezinho indefeso se transformar em um homem que diz não precisar dos conselhos dela e que pode resolver tudo sozinho. Com o coração apertado ela diz que a vida lá fora pode ser muito dura, mas que sempre estará de braços abertos para apoia-los.

 

A realização

Mesmo com todos os desafios da maternidade, para as mulheres é algo sublime, muitas vezes desejado com todas as forças e nem sempre possível pela natureza, mas que o coração dá um jeito. Deixam de lado suas próprias vidas e vontades para gerar seres humanos de sucesso, não apenas profissionalmente e sim na vida, para que eles possam um dia ser pais e mães, olhar para traz e compreender esse sentimento especial.  

 

  

Como diz o poeta Vinícius de Moraes em um de seus poemas “se todos fossem iguais a você, que maravilha viver”! O mundo poderia mesmo ser feito de pessoas iguais nossas mães! Mas ele de fato é, mas não iguais as nossas, mas cheia de mães de várias pessoas, que passam pelas mesmas lutas, inseguranças, medos, alegrias e podemos ver no rosto de cada uma um sorriso estampado quando olham para seus filhos, independente da idade, relembram tudo que passaram e têm a certeza que essa foi a escolha mais certa em sua vida.

 

É com essa mensagem que nós do Instituto Paiaguás desejamos às nossas e à todas as mães um feliz dia das mães.