project-slider-image

Síndrome de Down: alegria na diferença

Hoje, dia 21 de março, é comemorado o Dia da Síndrome de Down e ao contrário do que muita gente pensa ela não é uma doença e sim uma condição genética, gerando características diferentes em seus portadores, mas nada que os impeçam de ter uma vida normal.

 

A diferença

O corpo humano é formado por células que são a menor parte viva do corpo. Dentro delas existem os cromossomos, que carregam as informações sobre as pessoas, como a cor do cabelo, formato do rosto, cor dos olhos entre outras.

A maioria das pessoas possui 46 cromossomos e as com a Síndrome de Down possuem 47, tendo um cromossomo extra no par 21, por isso de também ser chamada de Trissomia do 21. Essa condição genética provoca algumas características diferentes nas pessoas como olhos puxados, marca na mão, separação grande entre os dedos do pé, doenças no coração e precisam de comunicação simples para aprender.

 

De quem é a culpa?

Qualquer pessoa pode nascer com a Síndrome e não é culpa de ninguém. Por alguma razão que ainda não foi explicada cientificamente na união dos cromossomos dos pais ocorre essa condição genética, independente de raça, condições econômicas, podendo ocorrer em qualquer lugar e em qualquer pessoa.

 

Vida normal

As pessoas que possuem essa condição genética têm todas as condições de levar uma vida normal e integrada na sociedade. Algumas coisas precisam ser adaptadas para elas de acordo com suas limitações, mas nada que as impeçam de trabalhar, estudar, se divertir como qualquer pessoa.

 

Nós do Instituto Paiaguás gostaríamos de parabenizar todas essas pessoas especiais, tanto as que possuem essa condição genética, como todas as que cuidam, trabalham e as respeitam. Temos muito orgulho de nossos profissionais do município de Itaúba, que com muito carinho e dedicação atendem 39 alunos da APAE com Síndrome de Down. São fisioterapeutas e dentistas, que a cada sorriso conquistado de cada paciente, fazem nosso trabalho valer a pena.